Pacto da promoção da equidade no Brasil destaca importância da questão racial nas empresas

Fonte: portal UOL: https://cultura.uol.com.br/noticias/30159_pacto-da-promocao-da-equidade-no-brasil-destaca-importancia-da-questao-racial-nas-empresas.html

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que é uma das parceiras do pacto, falou no Jornal da Tarde sobre como superar o racismo em todas as dimensões

A sigla do momento no mundo corporativo é “E-S-G“, das palavras em inglês para as questões ambientaissociais e de governança. O pacto da promoção da equidade no Brasil, lançado agora, destaca a importância de incluir a questão racial nessa agenda. O reitor da Faculdade Zumbi dos PalmaresJosé Vicente, que é uma das parceiras do pacto, falou no Jornal da Tarde sobre como superar o racismo em todas as dimensões.

Segundo Vicente, esta resolução da sociedade civil e das empresas tem como objetivo incluir de forma clara a valorização dos profissionais negros na agenda de responsabilidade social e empresarial.

“Até aqui, com todas as deficiências, nós fizemos um conjunto de ações de sustentabilidade, mas isso não significou nem a presença e nem o aumento da presença da mulher negra, sobretudo, e também do profissional negro nos quadros de gestão, de gerência, de direção e de comando nas empresas. Imagine que hoje, sendo cerca de 56% da população, ele é apenas 4% nos cargos de gestão das empresas brasileiras. Nós não conhecemos, nas cinco mil maiores empresas de um país miscigenado, um presidente ou uma presidente negra”, comenta.

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares também diz que os consumidores de produtos e serviços de podem ajudar na conscientização dos empresários acerca da inserção de pessoas negras em cargos de chefia ao levar em consideração ações da própria empresa sobre essa questão na hora de consumir.

Sem diversidade todos pedem e o negro não participa do processo de construção da vida social. Sem isso a sociedade como um todo fica no meio do caminho”, completa.

Veja a entrevista com José Vicente na íntegra no trecho do Jornal da Tarde que foi ao ar esta segunda-feira (12).