Mostra de cinema gratuita e online celebra biografias de lideranças negras

Fonte: IstoÉ

Começa nesta sexta-feira (27), e vai até o próximo dia 5 de setembro, a mostra online de cinema “Insurreição!”, organizada pelo instituto Nicho 54, que trabalha pela promoção e valorização dos negros brasileiros no audiovisual.

Serão exibidos 13 longas e curtas-metragens documentários e de ficção, brasileiros e internacionais, celebrando a vida de lideranças negras ao longo da história, todos gratuitos através da plataforma Sala 54.

Entre os destaques estão o documentário estadunidense “Nationtime” (1972), do cineasta William Greaves, que será exibido pela primeira vez no Brasil, após ter sido encontrado em um galpão em Pittsburgh, nos EUA, em 2018, quase 50 anos anos após filmado; a ficção cubana “Maluala” (1979), de Sergio Giral, sobre a luta dos escravizados na ilha caribenha no século 19, em pleno governo colonial; e o brasileiro “As Aventuras Amorosas de um Padeiro” (1975), de Waldyr Onofre, um dos primeiros brasileiros negros a realizar um longa-metragem.

A programação completa pode ser vista no site sala54.com.br, onde todos os filmes serão exibidos gratuitamente, por um período de 47 horas cada, a partir das 19h, até o dia 5 de setembro.