José Vicente e Lilia Schwarcz fazem live para falar sobre racismo, 20/7, às 18h

Amanhã, 20/7, às 18h, o líder do Movimento AR, José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, fala sobre o livro “Caso Carrefour, Segurança Privada e Racismo: Lições e Aprendizados” em live com Lilia Moritz Schwarcz, antropóloga, historiadora e professora da USP e de Princeton University/USA, que acontece no Instagram da universidade (@universidadezumbioficial). Acompanhe.

O livro é resultado de uma pesquisa inédita intitulada Segurança sem Preconceito, de autoria da professora de Antropologia da Unicamp, Susana Durão, e de Josué Correia Paes, Relações Institucionais da diretoria de Segurança Corporativa do Hospital das Clínicas de São Paulo, baseada no caso do cidadão negro João Alberto, assassinado no supermercado do Carrefour de Porto Alegre, em novembro de 2020.

“Esse trabalho é uma resposta do nosso compromisso e comprometimento com um tema que está mais diretamente relacionado a nós, negros, mas também um assunto que diz respeito aos brasileiros, pois queremos uma sociedade em que todos possam ser tratados de forma igualitária em qualquer ambiente, sem distinção de qualquer natureza”, afirmou o reitor.

De acordo com ele, trata-se de uma publicação de cunho técnico-científico, produzida por renomados pesquisadores, que reúne, em mais de 230 páginas, as percepções dos 260 maiores veículos de comunicação do país sobre o caso Carrefour, um recorte bibliográfico sobre raça, racismo e relações empresariais e, ao final, uma pesquisa qualitativa com gestores do setor de segurança privada e negros militantes de direitos raciais, incluindo alunos da UZP.