Google impulsiona representatividade negra no mercado publicitário

Fonte: PropMark

O Google está com duas iniciativas para apoiar empreendedores e profissionais negros que querem melhorar seus conhecimentos sobre publicidade no mundo digital.

A empresa abriu inscrições para a sétima edição do Black Ads Academy, programa de treinamento em marketing digital com foco em aumentar a representatividade negra na área. As sessões serão oferecidas em formato online. Complementar ao Black Ads Academy, o Blackchain é um novo programa lançado este ano para promover educação, networking e mentorias entre profissionais negros de agências.

As duas iniciativas têm o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação para pessoas negras no mercado digital e de publicidade, além de desenvolverem a liderança e outras habilidades requisitadas na área.

Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto do Google Brasil e fundadora do AfroGooglers, comitê responsável por promover diversidade racial e inclusão no Google Brasil, comenta o projeto. “Queremos valorizar a criatividade, inovação e esforço de profissionais e empreendedores negros e negras, que lutam todos os dias para manter e desenvolver seus negócios e carreiras, sobretudo nesse momento de incertezas”, explica.

Black Ads Academy é um um programa Cresça com o Google em parceria com o AfroGooglers. Pensado como um curso intensivo online, ele ensina os fundamentos do marketing digital e o desenvolvimento e gerenciamento de anúncios no Google Ads. Este ano tem outros dois módulos de conteúdo: um sobre Google Analytics e outro sobre campanhas para apps, todos gratuitos.

Em 2020, a versão online do Black Ads Academy recebeu mais de nove mil inscritos. “Diante de um cenário tão difícil, mais do que nunca acreditamos que o acesso à educação é um grande canal para gerarmos mais oportunidades para a comunidade negra. Por meio da qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo, é possível construirmos uma agenda de apoio social e econômico efetiva, além de abrirmos novos caminhos para o desenvolvimento de toda a comunidade no Brasil”, reforça Christiane.

Neste ano, o programa será realizado com o projeto Potências Negras, que atuará como facilitador de uma feira de talentos ao final do curso para os participantes que desejarem se conectar com empresas parceiras do projeto. 

Já o programa Blackchain nasceu este ano pelo time de Agências do Google, em parceria com o AfroGooglers, para ampliar as oportunidades e acelerar o desenvolvimento da carreira de pessoas negras no mercado publicitário, por meio de programa de mentoria com lideranças do mercado, educação e networking.

Neste mês será lançada a frente de educação do projeto com o Black Data Academy, treinamento intensivo em insights e dados. A ideia é abordar temas como, introdução a Planilhas Google, introdução ao SQL, Google Analytics avançado, introdução ao Data Studio e machine learning. O curso é online e introdutório.

Os interessados em participar do Black Ads Academy poderão se inscrever por meio do formulário até 23 de setembro. Já as inscrições para o Black Data Academy seguem até 14 de setembro também por meio do formulário.