Seminário debate questões que envolvem segurança urbana, pública e privada
“É Floyds. Vidas negras importam e precisam respirar!” é o tema central da edição.
Entre hoje e o dia 20 de novembro, a Universidade Zumbi dos Palmares realiza o IX Seminário Internacional da Consciência Negra, que abordará o tema “É Floyds. Vidas negras importam e precisam respirar!”. Integrando a programação da Virada da Consciência 2020, o seminário tem uma característica interdisciplinar, voltada para a análise, compreensão e diagnóstico das questões que envolvem as atividades das instituições de segurança urbana, público e privada com foco no controle criminal de grupos marginalizados.
A programação da 9ª edição será composta por 10 painéis, além das mesas de abertura e encerramento. Deles, participam pesquisadores, agentes públicos e privados, docentes de diversas instituições do Ensino Superior, representantes de instituições públicas e privadas e outros. Confira, abaixo, todas as temáticas e participantes.
Para o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o objetivo do evento é, além de abrir um canal de diálogo e apresentação de novas visões a partir das perspectivas do caso “George Floyd”, é também promover orientação para qualificar as políticas públicas de enfrentamento e de superação do racismo estrutural brasileiro.
“O Seminário vem como uma resposta ao racismo cotidiano e como uma possibilidade para diminuirmos os casos que diariamente atingem os milhares de Floyds que estão na mira das forças de segurança, no Brasil e no mundo.”, comenta o professor José Vicente.
Para acompanhar a programação do IX Seminário Internacional da Consciência Negra e da Virada como um todo, basta acessar as salas temáticas dentro da plataforma digital (www.viradadaconsciencia.com.br). Todo conteúdo será gratuito e livre. Os apoiadores desta edição são: ABCFAV, ABMES, Fato Produções Artísticas, GCM, Polícia Federal, Polícia Militar, PRCEU-USP, UFABC, UNESP, UniCamp, Unifesp, PUC-SP.
Confira a programação de hoje 18/11:
16h30 – Mesa de Abertura
17h00 – Racismo Estrutural, Polícia e Segurança Pública
19h – Segurança Pública e Segurança Privada, vamos conversar?