Quem somos

Universidade Zumbi dos Palmares e Afrobras criam Movimento AR

Movimento AR é uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças  concretas para vidas negras e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Ong Afrobras.

A Universidade Zumbi dos Palmares tem por missão “a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da Ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnica racial”. Trata-se da primeira e única universidade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (80 % dos alunos são negros autodeclarados). É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro na América Latina.

Ao longo de sua história já formou mais de 3 mil alunos em cursos de Direito, Administração, Pedagogia e Publicidade, entre outros cursos. Tem um elevado índice de aprovação na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.