Pretos no topo: índice mostra que negros são minoria em cargos de chefia

Fonte: Jornal Correio Braziliense: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2021/04/4918952-pretos-no-topo-indice-mostra-que-negros-sao-minoria-em-cargos-de-chefia.html

O último Índice de Inclusão Racial Empresarial (IIRE) mostrou que os negros ocupam 4,7% dos quadros de executivos. Nos cargos de gerência, eles representam 6,3% do total. Os pretos e pardos são maioria entre os aprendizes: 57% do total. Na política, 75,6% dos deputados federais eleitos em 2018 são brancos e apenas 24,4% são pretos ou pardos.

O IIRE é um instrumento criado para mensurar dados e fomentar soluções efetivas de combate às desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro, trazendo um retrato da desigualdade racial em aspectos como mercado, educação, violência e política. O índice é organizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que representa uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas com o tema.

“O governo fez a parte dele garantindo o acesso de negros ao ensino superior (o número quadruplicou desde que começaram os programas de ações afirmativas). Temos mais de 2 milhões de jovens negros no ensino superior. A justificativa de muitas empresas para não contratar negros é que não tinha negros no ensino superior”, comenta Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em São Paulo (SP) e coordenador da Universidade Zumbi dos Palmares.