Podcast Vidas Negras Importam apresenta: Balanço de 1 ano do Movimento AR

Líder do Movimento AR, reitor José Vicente, é o entrevistado deste episódio

No episódio desta quarta-feira (30/6), o entrevistado do podcast Vidas Negras Importam é o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, que faz um balanço das ações de combate à discriminação e ao racismo estrutural no primeiro ano do Movimento AR, liderado por ele.

“Em seu conjunto, podemos dizer, sim, que, passado um ano de sua fundação, o movimento foi vitorioso e ajudou a colocar o tema do negro, da diversidade racial e da cidadania em um outro patamar em nosso país”, afirma o reitor.

Entre os avanços da agenda do movimento, ele destaca o fim do uso da técnica de abordagem ‘mata leão’ pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na capital paulista e a designação, pela Prefeitura de São Paulo, de doze escolas públicas municipais com nomes de grandes personalidades negras. “Com essa iniciativa”, complementa o reitor, “São Paulo foi a primeira capital do Brasil a desenvolver uma ação afirmativa dessa natureza, reafirmando a importância da história do negro em prédios públicos”.

José Vicente fala ainda sobre a contribuição do movimento para a implementação, pelas empresas, dos programas de trainees para jovens negros, das mudanças nos protocolos de abordagem dos profissionais de segurança privada em decorrência do caso Carrefour e das prioridades para o próximo ano, que incluem a defesa da continuidade da Lei de Cotas Raciais para as universidades e concursos públicos, entre outros assuntos.

A entrevista completa está disponível no endereço: http://movimentoar.com.br/podcast-cotas-sim-episodio-14/