Recentes conquistas do Movimento AR

Ao longo dos últimos cinco meses o Movimento AR vem buscando mudanças concretas para vida dos negros, principalmente embasadas em nossas dez Metas que foram criadas tendo como foco a segurança, emprego e trabalho para os negros. Conquistamos, por meio de muita luta o reconhecimento da necessidade e a mudança de alguns protocolos policiais e de segurança privada, reconhecimento da necessidade de abertura de vagas de trabalho para os negros e das cotas na educação e na política. Apresentamos algumas de nossas conquistas mais recentes e relevantes.

01

Fim da técnica mata leão pela PM de todo estado de SP e pela GCM da capital.

Criação do Comitê Segurança do Futuro com a união da Secretaria de Segurança Pública de SP, alto comando da PM e as universidades Getúlio Vargas, PUC, Unesp, Unicamp, Universidade Federal do ABC, USP , UNIFESP e Universidade Zumbi dos Palmares.

02

03

Instituição do GECRADI – Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais. Foi um pedido ao Procurador Geral de Justiça de SP.

Pesquisa com seguranças de seis shoppings administrados pela CCP – Cyrella Commercial Properties (4 de SP, 1 RJ e 1 GO) em andamento, para mudança de protocolos de abordagem.

04

05

Apresentação do Movimento AR para 40 empresas de segurança do GPA (Grupo Pão de Açúcar).

Aprovação de cotas para estagiários negros no Judiciário, pelo CNJ e inclusão da Igualdade e discriminação racial no Observatório Nacional da Justiça.

06

07

Abertura de vagas para estagiários negros por meio de parceria com empresas como Ambev, Cyrella Commercial Properties.

União de 40 empresas e lançamento de campanha em defesa das vagas para negros, em apoio ao Magazine Luiza, quando abriu vagas de traines exclusivas a negros.

08

09

Conquista da cota financeira para candidatas negras.
Adesão de empresas ao Fundo Vidas Negras, do Movimento AR.

10

11

Adesão da Prefeitura de São Paulo ao Movimento AR.

Nomeação, por parte da prefeitura de São Paulo, de 12 CEU´s com nomes de personalidades negras. 

12

13

Criação do Comitê Segurança Sem Preconceito.

Adesão ao Movimento AR da Fenavist  – Federação Nacional de Empresas de Segurança e Transporte de Valores e da ABCFAV – Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aprimoramento de Vigilantes.

14

15

Movimento AR e Universidade Zumbi dos Palmares foram escolhidos, pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para fazer o monitoramento das vagas para negros no poder judiciário.

Lançamento do índice de Igualdade Racial e Empresarial.

16

17

Criação da Afroblack.

Aprovação de cota de 20% para negros nos concursos públicos para Cartórios.

18

19

Contratação do Movimento AR e Universidade Zumbi dos Palmares para pesquisas e implementação de cotas para negros nos concursos públicos para cartórios.  

Assinatura de Convênio de cooperação técnica com Procuradoria Geral do Ministério Público do Trabalho.

20