Procurador Geral da Justiça de SP Mario Luiz Sarrubo e reitor José Vicente.

Movimento AR consegue a criação do Comitê de Enfrentamento ao Racismo

Procurador Geral de Justiça de SP cria Comitê de Enfrentamento ao Racismo, atendendo reivindicação de reitor José Vicente

O líder do Movimento AR, reitor José Vicente participou ontem (03) de reunião de trabalho com o Procurador Geral da Justiça de São Paulo Mario Luiz Sarrubo, na sede do Ministério Público onde foi montado o Comitê de Combate ao Racismo. Integrarão esse Comitê, além do Ministério Público e do Movimento AR, instituições a serem convidadas para o combate ao racismo na educação, mercado de trabalho, entre outros. Este Comitê estará dentro da Promotoria de Combate aos Crimes de Intolerância.

Sarrubo reforçou ainda que será criada a Promotoria da Segurança, especializada em monitorar, cuidar e administrar de forma legal e adequada as condutas policiais, como foi definido na primeira reunião entre ele e o reitor José Vicente, no dia 17 de julho.

Este é mais um passo do Movimento AR no sentido de cumprir a Meta 01 do Manifesto elaborado pelo projeto: Mudança nos Protocolos Policiais – para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento em abordagens policiais, bem como disparos de arma de fogo em invasões ou ocupação de favelas e comunidades.

30 dias do Movimento AR

Ao longo dos trinta dias do Movimento AR, o Reitor também apresentou o Manifesto ao Comando a Polícia Militar de São Paulo que enfatizou a disposição de buscar o aprimoramento, dispôs-se a colaborar integralmente com o Movimento AR, e, aceitou integrar um grupo de trabalho para estudar, debater e produzir conhecimento sobre a manifestação, ação, impacto e repercussão do racismo, da discriminação e da violência na ação policial.  O comando da PM fez extinguiu o “mata leão”, atendendo à reivindicação também do Movimento AR.

José Vicente levou o tema à Comissão Nacional de Justiça, apresentou ao ministro Dias Toffoli, durante seminário “Questões Raciais e o Poder Judiciário”, na ocasião em que o Reitor fez a abertura.

José Vicente é conhecido por ser, como pessoa física, o criador e representante de uma das maiores obras já realizadas para o negro brasileiro a Universidade Zumbi dos Palmares. O Movimento AR é uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Ong Afrobras.