foto noticia 4

CCP e Seis Shoppings Center aderem ao Movimento Ar e irão modificar abordagem aos negros conforme definido na meta 1

Reitor José Vicente comemora a adesão da CCP ao Movimento AR por meio do Instituto CCP que apoiará ações ligadas ao Movimento AR e à Universidade Zumbi dos Palmares, em solenidade  no campus da entidade de ensino.

Um mês após apresentar à sociedade o Movimento AR, o reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares, recebe Pedro Daltro, presidente da CCP (Cyrela Commercial Properties), que tem como seu braço social o Instituto CCP, para assinatura de adesão de seis shoppings centers administrados pela empresa ao Movimento AR.

Os empreendimentos da CCP envolvidos na parceria são: Shopping Cidade São Paulo, Shopping D e Tietê Plaza Shopping, na capital paulista; Grand Plaza Shopping, em Santo André; Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro; e Shopping Cerrado, em Goiânia. A parceria consiste em  ações relacionadas à segurança,  abertura de vagas de estágio e trainees nos shoppings. Por meio do ICCP, a CCP é o primeiro grupo comercial a oficializar a intenção de colocar em prática a 2ª Meta do Movimento AR, que é a mudança nos protocolos da segurança privada.

Para o reitor José Vicente “a assinatura dessa parceria é muito importante para o primeiro mês do Movimento AR e para sociedade como um todo. Vem se somar aos nossos esforços junto aos poderes públicos que estamos, arduamente, trabalhando para a conscientização e efetiva mudança de protocolos policiais”. “Agora, com as ações do ICCP, poderemos levar a todos o que o Movimento AR prega com as possíveis adaptações de abordagens, abertura de vagas de estágio para negros e o apoio à Zumbitek”, acrescenta o reitor José Vicente.

A partir da próxima semana a equipe do Movimento AR começa uma pesquisa em todos os shoppings para entender, sob a perspectiva da equipe de segurança, quais são as dificuldades no trato com os usuários acerca da abordagem. Serão realizadas ainda pesquisas informais com grupos de consumidores para identificar suas maiores queixas com relação a esses profissionais. E, com a coleta desses dados, será realizada uma capacitação, aperfeiçoamento e certificação a toda equipe de segurança dos estabelecimentos e uma campanha aos clientes.

O investimento social com o ICCP vai além da questão da segurança. Pedro Daltro diz que  a parceria com a Zumbitek objetiva  apoiar a educação e capacitar  jovens para o mercado de trabalho.

A agência de inovação e tecnologia surgiu em maio de 2019 a partir de um acordo com a Unicamp. A proposta da Zumbitek é apoiar os projetos apresentados pelos estudantes da instituição, um espaço criado em 2003 voltado para a inclusão, qualificação e promoção do protagonismo do negro brasileiro.

Um mês do Movimento AR. O quanto já nos Movimentamos

Ao longo dos últimos trinta dias o reitor José Vicente, focado na Meta 1 do Manifesto: Mudança nos Protocolos Policiais –  apresentou o Movimento AR ao Ministro Dias Toffoli, ao comando da PM de SP, ao Procurador Geral de Justiça de SP – Mario Luiz Sarrubo e ao  secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos.  Na próxima semana apresentará ao prefeito de São Paulo,  Bruno Covas.

Como consequência dessas audiências que participou algumas ações já foram definidas no sentido de atingir a primeira meta, com o comando da PM  que o Movimento AR participará de reuniões de trabalho para a proposta de ajuste e alteração das práticas policiais. Na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, reitor José Vicente participará da primeira reunião para criação de uma promotoria de Segurança para o acompanhamento, aconselhamento e alteração de condutas dos policiais. E, como resultado da reunião com o secretário estadual ontem, vai ser agendada, em até 15 dias, uma reunião com o Secretário de Segurança Estadual, o Secretário Executivo da PM e com o Comandante Geral para o alinhamento e alteração desses protocolos.

Além disso, o Movimento AR conseguiu novas adesões de empresas e entidades. Hoje contamos com a parceria com:  ABMES, ABRH Brasil, Câmara Brasileira do Livro, Celso Lisboa Centro Universitário, Centro Universitário UniCarioca, Coca Cola, Comissão Arns, Conta Black, Conversão Negócios, CPS – Centro Paula Souza, Eureca,  Febraban, Governo de São Paulo, GPA – Grupo Pão de Açúcar, Great Place to Work, Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai,  ICCP –  Instituto Cyrela Commercial Properties, Instituto Nelson Wilians, Intel, Liga SP, LS Educacional,  Novartis, Responsabilidade Social Corinthians, SAP, Schneider Eletric, Suzano, TV Cultura, Todos Pela Educação, Um Studio Code & Motion – Creative Production, UNICID – Universidade Cidade de S.Paulo, UNIP

– Universidade Paulista e Universidade Cruzeiro do Sul.