Medicina da UFRJ cancela matrículas de alunos brancos que se autodeclararam negros

Fonte: Revista IstoÉ: https://istoe.com.br/medicina-da-ufrj-cancela-matriculas-de-alunos-brancos-que-se-autodeclararam-negros/

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cancelou a matrícula de 21 alunos da faculdade de medicina que fraudaram as cotas pra negros. Há estudantes desde o quarto período até o 11º, ou seja, faltando seis meses para formatura.

A denúncia foi feita por um grupo de alunos negros. Eles se sentiram lesados por terem colegas brancos ocupando a vaga de negros. Ao todo, foram 96 denúncias, mas apenas 21 foram expulsos.

De acordo com O Globo, a investigação foi feita pela Comissão de Heteroidentificação da UFRJ, com sigilo absoluto, para não haver pré-julgamentos. Mesmo assim, alguns nomes vazaram e houve algumas confusões dentro de sala.

Além do curso de medicina, a UFRJ cancelou matrículas de dois alunos de Psicologia, um de Enfermagem, um de Comunicação Visual e um de Engenharia. Ainda há denúncias de outros alunos de cursos de Odontologia, Direito e Química, que também entraram por cota, sendo investigadas.