Manifesto

Movimento Ar: Vidas negras importam: nós queremos respirar

“Quando a policia, a politica e pessoas poderosas colocam-se de joelhos para ouvir, refletir e solidarizar com as vozes negras nas ruas, nasce uma oportunidade fantástica para mudança e transformação da sociedade, e para o progresso e fortalecimento da luta antirracista”. (Jose Vicente)

O Racismo mantém negros e brancos separados e desiguais. Depois de inúmeros casos de agressão, discriminação e intolerância racial, cada um de nós, negros de todas as cores, em várias partes do Brasil e do mundo, encheremos os pulmões para gritar e exigir, as mudanças e transformações inexoráveis do seu e do nosso, tempo e geração. NOS QUEREMOS RESPIRAR!!!

O Movimento AR – Vidas negras Importam é um movimento nacional de mobilização e colaboração gratuito e voluntário, com o propósito de promover mudança e transformação social, através de ações práticas, efetivas e objetivas de combate ao racismo ao preconceito e à discriminação racial contra negros com 10 AÇÕES efetivas e objetivas para combater o racismo, destruir a discriminação e construir uma relação e uma sociedade de respeito e valorização da igualdade e diversidade racial.

AFROBRAS – SOCIEDADE AFROBFRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO SOCIO CULTURAL

INICIATIVA EMPRESARIAL PELA IGUALDADE RACIAL

UNIVERSIDADE ZUMBI DOS PALMARES

COORDENADOR GERAL:

PROFESSOR DOUTOR JOSE VICENTE

José Vicente.

OBJETIVO:
Promover mudança e transformação atitudinal, pessoal, comunitária e social para eliminação do racismo, do preconceito e da discriminação racial contra os negros e todas demais pessoas no Brasil.

PRAZO
– 05 anos
– 01 ano 30% METAS

QUEM PARTICIPA:
Pessoas e personalidades físicas e jurídicas do ambiente       acadêmico, literário, artístico, jurídico, científico, religioso, jornalístico, esportivo, politico, militar, policial, econômico, empresarial, comunicação, publicidade, mídias e movimentos social.

O QUE FAREMOS:
Mobilização e engajamento de formação e formadores de opinião; fortalecimento e consolidação do discurso, ideias e valores da Igualdade racial; interação, postulação, proposição, reinvindicação e implementação de medidas, ações e políticas publicas e privadas; divulgação e publicidade dos valores e positividade da diversidade racial.

COMO FAREMOS
Com a colaboração voluntária de divulgadores de opinião individuais e parcerias com dos veículos de publicidade, mídia formal e rede virtual; com contribuição voluntária individual, institucional e empresarial para viabilização dos insumos, recursos e logística para promoção, realização e operação das agendas.

COMO FINANCIAREMOS:
Promover mudança e transformação atitudinal, pessoal, comunitária e social para eliminação do racismo, do preconceito e da discriminação racial contra os negros e todas demais pessoas no Brasil.

COMO ADMINISTRAREMOS:
Nossa administração será realizada através de um Comitê de Governança indicado entre os participantes e uma secretaria executiva. A Coordenação Geral do movimento será realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares.

LANÇAMENTO:
30 junho de 2020, Universidade Zumbi dos Palmares, São Paulo.

PRIMEIROS SIGNATÁRIOS DO MANIFESTO

ALEX DE MADUREIRA
ALEXANDRA LOHAS
ALEXANDRE CAMPELLO
ALTAY VELOSO
ANDRÉ SINGER
ANNE CAROLINE WILLINS VIEIRA RODRIGUES
ANTONINHO TREVISAN
ANTONIO CLAUDIO MARIZ DE OLIVEIRA
ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO
ARNALDO NISKIER
AUGUSTO DE ARRUDA BOTELHO
BASILIO
BELIZÁRIO SANTOS JR
BENEDITA DA SILVA
BETH GOULART
BRUNO CAETANO
CARLOS AYRES BRITTO
CARLOS ROBERTO ELIAS
CELSO NISKIER
CESAR SAMPAIO
CILEDA PERRELA
CLAUDIA COSTIN
CRISTOVAM BUARQUE
DANDARA MARIANA
DANI ORNELAS
DEISE NUNES
DINEI
DOMICIO PROENÇA
EDSON MUYLAERT
ELIAS RICHE
ELISA LUCINDA
FABIO COMPARATO
FABIO TOFIK
FRANCISCA RODRIGUES

 

GAUDENCIO TORQUATO
GERALDO CARNEIRO
GISELLE LANZA
GUIOMAR DE GRAMMONT
HÉDIO SILVA JR.
HELIO DE LA PENA
HÉLIO SANTOS
HENRIQUE PAIM
HUMBERTO ADAMI
IRENE NETO
ISMAEL IVO
IVETE SACRAMENTO
JOSÉ CARLOS DIAS
JOSÉ GREGORI
LUIS CARLOS BRESSER PEREIRA
LUIZA HELENA TRAJANO
MACAÉ EVARISTO
MARCELO KNOBEL
MARCIO ELIAS ROSA
MARCOS COSTA
MARIA CEIÇA
MARIA GAL
MARIA VITÓRIA BENEVIDES
MARIO NELSON PEREIRA
MARTINHO DA VILA
MAURO SILVA
MICHAEL BLUSH
NATANAEL DOS SANTOS
ORLANDO SILVA
OSCAR VILHENA
OTÁVIO BRITO
PAULO LINS
PAULO PAIM
PAULO SERGIO PINHEIR

PAULO VANUCHI
PEPETELA
PIERPAOLO BOTINI
PRISCILA CRUZ
RENATO FERREIRA
RICARDO HENRIQUES
RICARDO PATAH
ROMEU EVARISTO
ROQUE JUNIOR
RUI CELSO FRAGOSO
SANDRA DE SÁ
SANDRO VALENTIM
SEBASTIÃO ARCANJO
SEBASTIÃO TOJAL
SERGIO LOROZA
SERGIO RENAULT
SONIA GUIMARAES
THOBIAS DA VAI VAI
TIAGO AMPARO
TIMOTHY MULHOLAND
TOM FARIAS
TONY TORNADO
VAHAN AGOPYAN
VALDIR MARTINS
VERA DUARTE
VICENTINHO
VIOLA
VLADEMIR SAFLATE
WILSON SIMONINHA
ZEZÉ MOTTA

NOSSAS METAS

Movimento AR é uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Ong Afrobras.

01
COTAS NAS UNIVERSIDADES E CONCURSOS PÚBLICOS
Manter, intensificar, impulsionar e fortalecer as políticas afirmativas de inclusão de negros no ambiente universitário e nos concursos públicos, como forma de combater o racismo estrutural no ambiente público.
02
MUDANÇAS DOS PROTOCOLOS POLICIAIS
Para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento em abordagens policiais, bem como, disparos letais de arma de fogo em abordagens, ou disparos de arma de fogo em invasões, ocupações, favelas e comunidades.
03
MUDANÇAS NOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PRIVADA
Para acabar com a hostilização, perseguição, abordagens e constrangimentos nos ambientes públicos e privados, promovidos por esses agentes, especialmente, shoppings, bancos e supermercados.
04
CRIAÇÃO DE 500 MIL BOLSAS DE ESTUDOS
Para qualificação de jovens negros em graduação, pós-graduação, iniciação científica, formação tecnológica, economia criativa, negócios e empreendedorismo.
05
CRIAÇÃO DE 300 MIL VAGAS
De estágios, trainees e profissionais negros nas empresas públicas e privadas.
06
PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE RACIAL EMPRESARIAL
Por meio de metodologia de implantação, gestão, gerenciamento da inclusão, carreira, ações e políticas de diversidade racial em 300 empresas públicas e privadas. Criação de Índice de Igualdade Racial Corporativo, de Premiação das Melhores Empresas da Diversidade, de Market Place e ação de protagonismo comercial para promoção e fortalecimento do empreendedorismo negro. Formação de um milhão de quadros corporativos em Racismo, Discriminação e Diversidade Racial Corporativa.
07
300 MILHÕES DE COMPRAS CORPORATIVAS
Do ambiente público e privado, de serviços e produtos de empresas e de empresários e profissionais negros.
08
FUNDO VIDAS NEGRAS IMPORTAM DE R$ 200 MILHÕES
Para fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedorismo, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros.
09
LEI DA HISTÓRIA DO NEGRO E MEMÓRIA NEGRA
Implementação integral da Lei da História do Negro em todas escolas públicas e privadas. Instalação de bustos, estátuas e quadros que prestem homenagem a figuras importantes da cultura negra. Instalação da Rua Zumbi dos Palmares e Nacionalização da Virada da Consciência negra.
10
NEGROS NA POLÍTICA, JUSTIÇA E COMUNICAÇÃO.
Como maneira de combater o racismo estrutural e garantir presença igualitária nesses ambientes estatais, bem como, incluir e fortalecer o discurso da igualdade racial, além de ampliar a presença de negros na comunicação.
Previous
Next