Hoje inicia a Virada da Consciência 2020 que propõe reflexão sobre racismo estrutural e protagonismo negro

Com programação até o dia  22 de novembro, o tema central de debate dessa edição digital será “É Floyds! – Os joelhos invisíveis que estão por aí”.

Nesse novo momento que toda a sociedade vive, a Virada da Consciência 2020, um dos maiores e mais importantes eventos do país para a promoção da igualdade racial, realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, acontece de hoje até o dia  22 de novembro e  vai utilizar a internet para promover uma série de ações culturais e sociais com o objetivo de debater a temática “É Floyds! – Os joelhos invisíveis que estão por aí”.

Propondo uma reflexão acerca do racismo e do protagonismo negro nas mais variadas áreas, a edição deste ano será realizada em uma plataforma digital, desenvolvida com exclusividade para o evento, para oferecer ao público uma verdadeira experiência imersiva e interativa. Pela nova característica digital, a edição 2020 também se torna mais ampla e acessível. 

Para o professor José Vicente, fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o evento este ano ganha contornos ainda mais fortes diante dos protestos em torno do assassinato de George Floyd, morto pela polícia americana em maio de 2020.

“Quais são os “joelhos invisíveis” que estão por aí, que nos sufocam e nos impedem de respirar livremente? É com esse mote que, neste ano, quando se ampliam as discussões em torno do racismo estrutural, diante de tantos Floyds que existem na nossa sociedade, que a Virada vem, com a sua própria voz, amplificar esse debate de forma qualificada. É preciso discutir os caminhos e identificar as formas de superar esse problema. Nós somos e podemos!”, ressalta o reitor.

A Virada da Consciência 2020 conta com o patrocínio das empresas Coca-Cola, Febraban, Itaú e Santander e o apoio do Movimento Ar, BlackTekFest e Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Serviço

Virada da Consciência 2020

Data: 17 a 30 de novembro de 2020
Formato: Digital
Local: Plataforma digital / www.viradadaconsciencia.com.br
Gratuito / Livre