Eddie Murphy aponta racismo e falta de diversidade no cinema: “Homens brancos comandam esse negócio”

Fonte: Revista Monet: https://revistamonet.globo.com/Filmes/noticia/2021/03/eddie-murphy-aponta-racismo-e-falta-de-diversidade-no-cinema-homens-brancos-comandam-esse-negocio.html

Ator ainda falou sobre o politicamente correto na comédia e sobre como seus filhos são seu maior ‘legado’

Eddie Murphy discutiu sua experiência com o racismo em Hollywood na terça-feira. O ator de 59 anos atribuiu a falta de diversidade na indústria cinematográfica ao fato de que “homens brancos comandam esse negócio”, segundo disse em entrevista à Radio Times.

Enquanto promovia a esperada sequência do filme ‘Um Príncipe em Nova York’, ele falou sobre como a comédia não mudou desde o lançamento em 1988, mas admitiu que as pessoas estão “mais tensas” devido a uma mudança no politicamente correto. “Tem sido assim há anos e anos, mas não apenas os afro-americanos; é também sobre mulheres e outras minorias”, disse ele. “Homens brancos comandam esse negócio. Sempre foi assim.”

Quando questionado se ele já viveu alguma situação de racismo na indústria, Eddie respondeu: “Em termos de meu trabalho e minha carreira, raça nunca foi um problema. Venho fazendo filmes há 40 anos e nunca, uma vez, não consegui deixar de fazer um filme porque era negro. Eu transcendi essas coisas. Mas isso não quer dizer que eu saí do céu e entrei em Hollywood. Eu sou um homem negro que nasceu na América; eu sou afro-americano. Crescendo neste país, não há como você não ter que enfrentar algumas merdas”, desabafou.

“Os tempos mudam e os gostos mudam, mas engraçado ainda é engraçado. No momento, estamos passando por um período de politicamente correto e as pessoas estão um pouco mais tensas com a comédia – mas não há data de validade para o engraçado”, disse. Apesar de contar com uma longa lista de filmes de sucesso e momentos de ouro na comédia, Eddie disse que sua conquista mais orgulhosa não tem nada a ver com trabalho.

Em vez disso, o ator disse que tem muito orgulho de seus dez filhos, e contou que todos eles são indivíduos inteligentes e amorosos que ele credita como seu ‘legado’. O astro divide cinco filhos com sua ex-esposa Nicole Mitchell Murphy, 53 anos – com quem foi casado entre 1993 e 2006. Ele também tem uma filha, Angel, de 13 anos, com Mel B das Spice Girls. O comediante está noivo da modelo australiana Paige Butcher, 41 anos, desde 2012, e eles têm dois filhos – Izzy, de 4 anos, e o filho Max, de 2 anos.