Consultoria abre programa para desenvolver lideranças negras: 95% dos CEOs no Brasil são brancos

Fonte: Coluna Miriam Leitão – jornal O Globo: https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/consultoria-abre-programa-para-desenvolver-liderancas-negras-95-dos-presidentes-de-empresa-no-brasil-sao-brancos.html

Os homens brancos dominam quase totalmente a cúpula das empresas brasileiras. O fato é persistente no Brasil, mas a constatação estatística não deixa de chocar, ainda mais porque 54% da população se autodeclara negra. Um levantamento feito no ano passado da consultoria Talenses/Insper em 532 empresas brasileiras, mostrou o seguinte: 95% dos presidentes são brancos. Nos conselhos de administração dessas empresas, há 615 homens e, entre eles, apenas 14 são negros ou 2%. Para quem trabalha nas grandes companhias, a ausência de diversidade na liderança é visível. Basta você se perguntar: quantos chefes negros conhece?

Esse é o cenário que o Instituto Id-br quer mudar. A consultoria abre na sexta-feira (16) inscrições para um programa de desenvolvimento para preparar lideranças negras. Podem se inscrever profissionais autodeclarado (a)s negro(a), estudante de mestrado ou doutorado negro(a)s; ou empreendedores (a)s negro(a)s. Todos com idade entre 25 e 45 anos.

Os 50 selecionados vão participar de monitorias com grandes profissionais negros e conexão com empresas que têm o sele “Sim à Igualdade Racial”. o programa também vai oferecer auxílio financeiro para pós-graduação para quem já está cursando ou que foi aprovado, mas está com dificuldade de dar prosseguimento por questões financeiras.