Cineasta Sabrina Fidalgo é alvo de ataques racistas na internet

Fonte: Portal G1: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/05/29/cineasta-sabrina-fidalgo-e-alvo-de-ataques-racistas-na-internet.ghtml

Comentários em links de filmes dela em rede social questionam de onde vieram recursos para as produções.

A cineasta brasileira Sabrina Fidalgo foi alvo de mensagens de cunho racista na internet. Ela protocolou nesta sexta-feira (29) uma queixa-crime por injúria, assédio moral, calúnia e difamação.

Sabrina foi alvo de várias mensagens feitas por um perfil falso. Os comentários postados nos links dos filmes dela em uma rede social questionam a origem dos recursos para as produções. “É dinheiro do seu marido branco alemão, herança ? Sua mãe foi criada por uma família branca, você estudou nas melhores escolas, fez cursos, fala idiomas, diz uma matéria que faz parte do 1% mais rico do Brasil, mas produz o que ?”, diz um dos comentários.

“A primeira coisa que eu pensei foi: ‘É racismo isso, claro’.Como uma pessoa se dá ao direito de vir a página da minha produtora perguntar esse tipo de coisas, coisas pessoais, da minha vida financeira, da minha vida familiar dessa maneira… Para ele eu só posso existir nesse lugar social a partir da existência de pessoas brancas provendo a minha vida financeira. Então, obviamente isso é racismo, porque ele jamais falaria isso de uma pessoa branca”, disse Sabrina.

“Eu espero Justiça, espero que essa pessoa seja enquadrada em um desses crimes. Apesar de ser um comentário de natureza subjetiva, em termos de racismo, ele é objetivo no sentido de que está me expondo a várias situações, como eu falei aqui… Tem injúria, tem calúnia, tem assédio moral”, acrescenta.

A GloboNews pediu um posicionamento da Polícia Civil do Rio sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.