Banda Detonautas proclama a burrice do racismo em single com Gabriel O Pensador

Fonte: Portal G1: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2021/03/18/banda-detonautas-proclama-a-burrice-do-racismo-em-single-com-gabriel-o-pensador.ghtml

Grupo de Tico Santa Cruz recicla, no primeiro lançamento de 2021, tema de autoria do rapper carioca.

♪ Em 1993, ao lançar o primeiro álbum, Gabriel O Pensador apresentou rap em que bradou contra o racismo. Originalmente intitulada Lavagem cerebral, a música foi reciclada dez anos depois pelo artista carioca com outro arranjo e outro nome, Racismo é burrice.

É essa versão – apresentada pelo autor no CD e DVD Gabriel O Pensador MTV ao vivo (2003) – que a banda carioca Detonautas Roque Clube reaviva em single gravado com o próprio Gabriel e programado para ser lançado em 26 de março pela gravadora Sony Music.

“Essa música foi gravada há alguns anos pelo meu parceiro Gabriel O Pensador e, de lá pra cá, muito pouco mudou. Nós que temos a pele clara sabemos que somos privilegiados e as nossas responsabilidades são do tamanho dos nossos privilégios. Consciente disso, o Detonautas traz de volta essa canção pra que a gente possa colaborar na luta contra o racismo estrutural. Se liga aí…”. contextualiza Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, na introdução da gravação.

Com capa que exibe fotos de personalidades negras em volta da Bandeira do Brasil, o single Racismo é burrice é o primeiro lançamento fonográfico do grupo neste ano de 2021 e se afina com o tom político dos singles lançados ao longo do segundo semestre de 2020 pelo Detonautas Roque Clube.

Os singles Carta ao futuro (em 14 de agosto), Micheque (em 4 de setembro), Mala cheia (em 9 de outubro), Kit gay (em 6 de novembro) e Político de estimação (em 11 de dezembro) amplificaram a visibilidade da banda no universo pop brasileiro, além do nicho mercadológico do rock, por conta da militância musical de Tico Santa Cruz, Fábio Brasil (bateria), DJ Cleston (programações, loops e percussões), André Macca (baixo), Phil (guitarra e vocais) e Renato Rocha (guitarra, violões, teclados e vocais).