82% afirmam que há racismo no Brasil, e 38% admitem que são racistas

Fonte: Portal Poder 360: https://www.poder360.com.br/poderdata/82-afirmam-que-ha-racismo-no-brasil-e-38-admitem-que-sao-racistas/

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (26-28.abr) mostra que 82% dos entrevistados dizem que existe preconceito contra negros no Brasil. Para outros 11%, não há racismo no país; 7% não souberam responder.

O quadro permaneceu praticamente o mesmo desde novembro de 2020, com variações mínimas dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A proporção dos que dizem ser racistas variou para 38% nesse período. Em novembro, eram 34%. Os que dizem não ter preconceito são 51%, uma queda de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

É a 3ª vez que o PoderData pergunta aos entrevistados sobre preconceito por causa da cor da pele no país.

Esta pesquisa foi realizada no período de 2ª a 4ª feira desta semana (26 a 28 de abril de 2021) pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 482 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

PRECONCEITO X QUEM TEM PRECONCEITO

PoderData perguntou aos entrevistados “você tem preconceito contra negros?”: 38% admitem ser racistas. Esse último resultado é 4 pontos percentuais maior do que no último levantamento, na 1ª quinzena de novembro.